Quando modernizar é mesmo preciso

Temos sido questionados sobre a modernização dos canais da comunicação interna das empresas, quando muito se fala sobre abandonar os murais e os jornais corporativos para abraçar as TVs digitais, contratar aplicativos mobiles e outras soluções que excluem quase que completamente a utilização dos papéis. Este é o melhor dos mundos e certamento o caminho que todas as empresas estão ou deverão percorrer dentro em breve. Mas antes de sair quebrando todos os displays de cartazes A3 que tal fazer um exercício de avaliação da atual estrutura da sua empresa?


Detalhes que dão a cara da Nova Café

Ainda existem empresas que estão engatinhando no processo de comunicação interna com demandas iniciais neste longo processo de percepção, planejamento e posicionamento. Estão construindo sua estrutura, sua equipe e seus processos. Que ainda não trabalham a percepção dos seus valores, seus propósitos claramente. Mas que possuem, desde o começo, uma intranet por saberem na teoria, que este canal é eficiente e necessário, mesmo que não o alimentem.


A dos canais de comunicação é muito importante - é ótimo quando você dispõe das ferramentas certas, dos canais mais modernos, que oferecem mais vantagens e agilidade na comunicação. Mas de que adianta ter uma intranet que não é alimentada? Uma TV corporativa sem conteúdo, um aplicativo que não foi engajado? É construir sem lastro, sem fundação. É encarar uma etapa muito avançada no processo de construção de imagem sem ter vencido as etapas anteriores.


No cenário ideal, você tem os seus objetivos determinados no planejamento e as estratégias que você vai abraçar para conseguir alcançá-los. Assim, os canais de comunicação são planejados e a equipe que estará responsável por desenvolver cada etapa é formada.


Mas quando o cenário é outro? Quando não existe a possibilidade de investir em equipe, ampliar o contrato da agência ou desenvolver novos fornecedores? Quando o que existe é uma pequena equipe de comunicação interna cheia de desafios e resultados da última pesquisa de clima?


É nesse universo em que trabalhamos a maioria das vezes. É nele que atuamos. Por isso, respondo que quando a empresa ainda não tem a opção de produzir conteúdo na quantidade e nos prazos exigidos por meios tão elaborados, o melhor é optar pelos tradicionais canais de comunicação analógicos que exigem menos correria e conteúdo.Sendo bem trabalhados, eles podem ser um bom começo para a criação de uma cultura da comunicação saudável e bem sucedida.


#AgênciaNovaCafé #Endomarketing #ComunicaçãoInterna


39 visualizações