top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Ferreira

Clima Organizacional - Será que vai chover?

Será que vale a pena investir em algo que vai me contar o que eu já sei? Será que eu tenho certeza de que já tenho a resposta para as minhas perguntas?

Em uma reunião, escutei um gestor de desenvolvimento de Recursos Humanos, que não caberia mais investimentos para avaliar o clima organizacional. Que não havia tido engajamento de boa parte da equipe e que o reflexo daquele resultado não era real. Ele estava tapando o sol com a peneira.

Discordei de sua postura, mas entendi sua aflição. Contratar uma empresa sólida, com recursos capazes de desenvolver uma pesquisa de clima organizacional, não é qualquer investimento. Além de gastos, precisa haver todo um planejamento estrutural de implementação, análise de dados e diagnóstico.

Uma avaliação de clima organizacional deve ser realizada de forma adequada, como uma receita de bolo, onde temos que dosar os ingredientes para que saia algo saboroso, nem muito salgado, nem muito doce, mas sim ao sabor do cliente. Para resultados eficientes, em uma avaliação como esta, primeiro precisamos engajar os líderes.

Chiavenato, define o clima organizacional como um conjunto de características/propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, e que pode ser percebida direta ou indiretamente por aqueles que vivem e trabalham no ambiente, influenciando assim a motivação e comportamento destas pessoas.

Representa, portanto, o conjunto de sentimentos predominantes naquele ambiente organizacional e envolve a satisfação técnica de suas carreiras, tanto quanto nas relações emocionais/afetivas com colegas de trabalho, líderes, clientes de modo geral.

Assim, a percepção do clima determina o conjunto de características de uma organização. E eu te pergunto: vale a pena investir nisso?

Entendendo que estas características afetam diretamente na produtividade de sua equipe, Sim. Vale a pena investir. Um clima leve e positivo aumenta a produtividade, enquanto um clima pesado reduz muito o rendimento. A ABRH aponta que apenas 8% dos colaboradores utilizam sua plena capacidade em ambientes ruins e desmotivadores. Já em ambientes favoráveis, o mesmo índice chega a 60%.

Desta forma, os cuidados para manter um bom clima no ambiente de trabalho são de suma importância para as empresas, afetando inclusive o aspecto emocional dos colaboradores e exercendo ainda influência na concentração. Afinal, é muito incomodo e desafiador trabalhar num ambiente estressante, envolto em conflitos e em que se é pressionado constantemente.

Trazer a liderança para o protagonismo das ações é o mais importante neste momento. Eles são mais do que qualquer coisa, influenciadores e servem de termômetro, mesmo antes de se aplicar o questionário. O resultado deve ser encarado de frente e estudado na busca de um diagnóstico preciso dos gargalos a serem enfrentados. Quantos bolos não solam? Mesmo você colocando todos os ingredientes, uma pequena alteração na temperatura do forno, ou da manteiga, já fazem a receita inteira desandar.

A melhor forma de avaliar a qualidade do clima é colher informações de quem está na linha de frente do trabalho, principalmente no caso os colaboradores. A pesquisa de clima organizacional é o caminho mais curto para mensurar o nível de satisfação e motivação das equipes. Por meio de questionários, os gestores podem consultar a sobre a satisfação pessoal com as condições de trabalho, a disponibilidade de infraestrutura adequada para as atividades, o relacionamento com os colegas e superiores, questões sobre remuneração, benefícios e sentimento de valorização, entre outros.

A partir das respostas obtidas na pesquisa em questão, será possível identificar pontos críticos, falhas e insatisfações. Desse modo, os gestores podem trabalhar para que as medidas necessárias para reverter esse quadro sejam tomadas. Esses fatores já evidenciam toda a importância dessa pesquisa. Esteja disposto a enfrentar de frente essas dificuldades, e é por isso que existe a Agência Nova Café. Para te ajudar a traçar estratégias e fazer um delicioso bolo, com aquele cafezinho!! Vamos conversar?


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page