A importância do colaborador encantado

Saímos de um momento histórico onde os empresários acreditavam na leniência dos seus funcionários e pouco se importavam com a opinião dos seus clientes, e partimos para o extremo oposto onde a construção da reputação empresarial passou a ser valorizada e até perseguida por todas as empresas. E, para se construir uma reputação empresarial,

é necessário muito mais do que construir uma imagem superficial. É necessário agir de acordo e saber como compartilhar isso com seu público interno. Por isso o Endomarketing passou a ganhar uma importância ainda maior nas organizações.


As empresas estão buscando mais do que um par de mãos - ao contrário d que dizia Henry Ford. Elas querem o talento, mas também o engajamento de seus colaboradores. Querem pessoas realizadas, que se identifiquem com os propósitos da marca e se transformem em seus defensores, multiplicadores de suas ideias. Ampliando resultados em seus negócios e consequentemente, atingindo a tão almejada satisfação do cliente.


Mas como fazer com que essas pessoas sejam encantadas

com o que fazem? Como mantê-las informadas sobre os valores da empresa? Como engajá-las em seus propósitos e fazer com que sejam defensoras de sua marca e seus produtos?


Pense que estamos falando de cenários onde poucos funcionários sabem realmente o que a empresa produz. Qual é o resultado final daquele trabalho que ele desempenha com esforço.


Por isso a forma como o endomarketing atua após o diagnóstico da empresa passa pela construção de um posicionamento: O que a empresa é, quais os seus valores, sua missão? Como a empresa quer ser percebida pelos stakholders? O que ela espera dos seus funcionários e como quer que eles se sintam?


Compartilhar esse posicionamento passa pela construção do maior canal de comunicação da empresa: seus líderes. E prepará-los para serem uma ponte com sentido duplo facilitando o relacionamento entre a empresa e os funcionários e entre os funcionários e a empresa. Assim as relações começam no momento da integração do funcionário

e passam pelos feedbacks e reconhecimentos.



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